UX é mesmo um trabalho em grupo? Uma reflexão sobre o que é e sobre o que deveria ser.

Rafaela Pitta
2 min readJun 7, 2021

Ouço muito que UX é um trabalho em grupo, mas tive poucas experiências nas quais tenha tido de fato uma equipe dedicada a minha disposição pra trabalharmos processos de ponta a ponta.

Um dos mitos do mercado de educação e UX no Brasil, é que UX é um processo em grupo sempre.

Na maioria das vezes, na minha experiência, não foi – e se eu tivesse tido essa expectativa, não teria avançado na minha carreira.

A verdade, é que UX Designers trabalham colaborativamente de forma assíncrona, no melhor dos cenários, onde nenhum par precisa esperar pelo outro. No modelo ágil (scrum, lean ou kabam), a intenção é criar cenários nos quais temos tasks (tickets de UX/Design) bem definidos e rituais de checkpoint, onde compartilhamos resultados e traçamos novas rotas. Alguns rituais que não fazem parte desse processo de checagem são UX Weekly Meetings – nas quais o time de UX se reúne para trocar aprendizados, fazer sessões de Design Critique e até pedir feedbacks comportamentais. São reuniões únicas, feitas para trocar conhecimento dentro do time, mas não foram criadas pra falar de trabalho.

Um UX Designer (independente da senioridade) deve ser capaz de compreender o processo de UX e os seus fundamentos, conseguindo realizar pesquisas e construir interfaces de forma independente. Pode ser um trabalho muito individual, mesmo que você tenha um time. Quando trabalhava em uma grande agência de Toronto…

--

--